Sessão 7

Tarefa 1
Para realizar esta tarefa, recorri ao motor de busca www.google.com e ao diretório www.aeiou.pt.





Tarefa 2

Escolhemos o Recurso Educativo Digital - Casa da Leitura
A Casa da Leitura (http://www.casadaleitura.org/) nos seus distintos níveis de leitura, oferece não apenas a recensão de mais de 1400 títulos de literatura para a infância e juventude, organizados segundo faixas etárias e temas, com atualização periódica semanal, como desenvolve temas, biografias e bibliografias. Tudo dirigido preferencialmente a pais, educadores, professores, bibliotecários, enfim, a mediadores de leitores. Em simultâneo, responde às dúvidas mais comuns sugerindo um conjunto de práticas destinadas às famílias e aos mediadores.
 

5 comentários:

  1. Foi através das redes sociais que tive conhecimento da presença da escritora Isabel Alçada no vosso agrupamento e pareceu-me bastante oportuno a sua escolha como tema da tarefa 1 pois os alunos poderão cruzar informações entre o slideshare e o encontro com a referida autora aquando da sua visita à biblioteca escolar. Todavia, os alunos poderão também aprofundar os conhecimentos sobre a autora e a sua obra através dos sites aconselhados. O primeiro, sobre a coleção Aventura, é rico em atividades e em informações sobre as autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, assim como sobre o ilustrador Arlindo Fagundes. A segunda proposta é para o site do PNL, que por si só estabelece um compromisso ético com os utilizadores.
    A ideia de aconselhar o visionamento do filme promocional “Uma aventura no castelo dos Três Tesouros” torna-se um aliciante para a leitura da obra.
    O aspeto visual do trabalho está bastante apelativo para a faixa etária de alunos dos 2º e 3º ciclos.
    No que concerne à tarefa 2, para alem da avaliação do RED na grelha publicada na plataforma, considero muito positivo a breve apresentação do recurso digital A Casa da Leitura. Contudo, julgo que também teria sido interessante a avaliação de uma atividade ao invés da avaliação geral do site. Resumindo e concluindo, dou nota 10 a este trabalho.

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  2. Olá, Lucinda.
    Parece-me muito bem organizada a tua informação.

    AUTOR DO MÊS
    A ficha biográfica reúne um conjunto de frases curtas, e um condensado de informação imediata e sintetizada sobre a vida da autora. Dispensa conteúdo supérfluo e ganha na simplicidade.
    O texto convence na interação com a imagem e o recurso à hiperligação na bibliografia enriquece e operacionaliza a imagem, promovendo a expansão do conteúdo da ficha.
    Contextualizas as novas leituras no projeto Ler+, voltando a promover a curiosidade nos leitores ao disponibilizares-lhes o site com uma hiperligação e sugeres uma leitura com o incentivo do «trailer».
    Identificas os teus motores de busca e correspondes referências a bibliografia com um modelo normalizado. Gostei.

    AVALIAÇÃO DE RECURSO EDUCATIVO DIGITAL
    A Casa da Leitura parece-me uma boa evidência dum projeto de desenvolvimento de leitura para comunidades de leitores e pretensos leitores. Merece avaliação muito positiva pelo envolvimento dos atores sociais fundamentais nos pilares da educação da criança.
    Dirige-se em diferentes registos e com muito rigor às várias faixas etárias, aparentando um fácil manuseamento e grande clareza e fidelidade de conteúdos.
    O formato e a gestão das cores utilizadas enquanto painel gráfico facilita muito o processo de procura e localização da informação.
    Contém pesquisa orientada, mapa do sítio e antecipação de respostas a questões frequentes.
    As fichas de leitura e de atividade (pdf contendo mais informação, nas práticas) contribuem para a vontade/oportunidade de ler aquele livro ou de realizar aquela atividade, respetivamente.
    Os vídeos têm (tal como observaste) difícil acesso e a partilha rápida de informação em rede não é disponibilizada. Este último aspeto é comum a muitos outros recursos educativos em linha. Esta transversalidade de informação do utilizador é ainda muito recente e estas páginas-recurso são relíquias no depósito de informação, mas pouco versáteis ainda no transbordo das suas fronteiras. São, na sua génese, páginas antigas que sofrem mais da atualização de conteúdo informacional do que da sua «maleabilidade». Creio, no entanto, que brevemente começarão a sofrer remodelações para que se adequem à rapidez da comunicação atual.
    Avaliaste, em meu entender, com muito rigor, adequadamente o grande potencial deste recurso educativo digital!

    Com estima,
    António Xavier

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  4. António,
    Agradeço os comentários!
    Bom trabalho!
    Lucinda

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